top of page

Saúde Integrativa

De acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde a definição de Saúde é "Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade". Entendo que está por trás deste conceito a ideia de que não é somente a ausência de um distúrbio que define a saúde, entretanto me pergunto se é possível alcançar este estado "completo" de bem-estar. Prefiro pensar que ser saudável é ir lidando com os altos e baixos da vida, tentando manter um estado ativo e bem cuidado a maior parte do tempo.


Os estudos mais recentes reforçam um conceito mais ampliado de saúde, considerando os aspectos socioambientais, relacionais e estruturais como fatores que afetam diretamente a qualidade de vida e portanto a saúde dos sujeitos. Muito embora esta visão ampliada seja defendida há séculos por países do oriente, somente nas ultimas décadas nós ocidentais temos tomado mais contato com tais práticas.


Dentro deste prisma surge o conceito de Saúde Integrativa, uma visão holística que considera o ser humano em suas diferentes dimensões a saber: física, mental, emocional, espiritual, social e financeira, todas atuando em conjunto na promoção da saúde.


Saúde física diz respeito aos aspectos do corpo humano, seus órgãos e seu funcionamento, a anergia que dispomos, a forma como nos alimentamos, movimentamos e dormimos.


Saúde Mental está relacionada ao funcionamento da mente, nossa forma de pensar, funções cognitivas - aprendizagem, percepção, memória, linguagem e nossas habilidades para nos relacionarmos, fazer escolhas e lidar com as questões do dia a dia.


Saúde Emocional fala acerca do manejo das nossas emoções - raiva, medo, alegria, tristeza, nojo. A maneira como lidamos com nossas emoções é um aspecto fundamental quando falamos de qualidade de vida e de relacionamentos.


Saúde Espiritual não tem relação direta com religião, embora possa ser expressada através da fé, ela tem um relação maior com propósito de vida e conexão com o todo.


Saúde Social tem uma importância fundamental pois trata da forma como nos relacionamos, da rede de apoio que desenvolvemos, sendo a solidão um dos fatores de grande adoecimento.


Saúde Financeira é a possibilidade de administrar bem a renda, sabendo usá-la para a promoção do bem-estar, inclusive entendendo a necessidade de melhorar os ganhos ou reduzir os gastos (quando possível). Este e os demais aspectos tem uma relação direta ou indireta com as politicas públicas que determinam o acesso a serviços para a população em geral.


Estar saudável é portanto a adoção de um conjunto de práticas acessíveis que quando bem orientadas, nos levam a viver a vida de uma forma plena e prazerosa, lembrando que viver de forma plena significa saber lidar com os desafios e saborear as alegrias que a vida proporciona.


Se cuidem!!

コメント


bottom of page