top of page

O que é a Psicoterapia?

Atualizado: 2 de out.

A palavra Psicoterapia tem sua origem nos termos gregos Psykhé = alma ou mente e Therapeia = cura ou tratamento, sendo portanto uma prática cujo objetivo é o restabelecimento ou fortalecimento do bem-estar e da saúde mental, realizada principalmente por Psicólogos, sendo também oferecida por Psiquiatras, ambos profissionais capacitados através dos estudos desenvolvidos durante a formação acadêmica. O profissional de Psicologia passa por uma graduação com duração de cinco anos, período no qual estuda diversas disciplinas relacionadas ao comportamento humano, e nos últimos anos do curso passa por estágios de formação. Após a formação o profissional de Psicologia se inscreve no Conselho de Psicologia que regulamenta e fiscaliza a prática profissional e permanece estudando pelo restante da sua carreira, a fim de manter-se atualizado nas melhores práticas.


A Psicoterapia se caracteriza por um conjunto de técnicas que tem como base as teorias psicológicas e que pretendem oferecer um espaço de escuta, acolhimento e elaboração de questões de ordem emocional e relacional trazidas pelos clientes/pacientes. É um trabalho em conjunto, pois depende da parceria entre as partes, e boa parte do sucesso de uma terapia reside no desenvolvimento desta relação de confiança.


A Psicoterapia pode ter como objetivo a autopercepção e a promoção da saúde, quando o individuo busca a terapia para se conhecer melhor e assim melhorar suas relações e sua qualidade de vida, acessar suas potências muitas vezes encobertas por traumas ou experiências de sofrimento vivenciadas. Outro objetivo do processo terapêutico pode ser o tratamento de transtornos previamente diagnosticados. Nestes casos é imprescindível o tratamento em conjunto com profissional de Psiquiatria que fará a prescrição de medicamentos. Estudos indicam a maior eficácia do tratamento complementar entre a Psicoterapia e o uso de medicamentos. O Diagnóstico pode ser feito tanto pelo Psicólogo quanto pelo Psiquiatra.


Exemplos de Transtornos Psicológicos:


  • Transtornos de ansiedade: TAG - transtorno de ansiedade generalizada, fobias, transtorno do pânico, transtorno de estresse pós-traumático

  • Transtornos do humor: depressão ou transtorno afetivo bipolar

  • Adicções:, dependência de álcool ou drogas, compulsões

  • Transtornos alimentares: anorexia, bulimia

  • Transtornos de personalidade: borderline, obsessivo-compulsivo, esquizoide

  • Transtornos psiquiátricos: esquizofrenia, transtornos psicóticos



A duração da Psicoterapia depende de uma série de fatores. O diagnóstico ou demanda apresentada, a relação terapêutica e a abordagem utilizada podem determinar se o acompanhamento terapêutico será de curta, média ou longa duração. Os encontros podem ser semanais ou quinzenais e as sessões em geral duram entre 30 e 50 min. Na primeira consulta além da escuta inicial da demanda, ocorre o esclarecimento de todos os acordos necessários no que diz respeito à frequência, duração da sessão, pagamentos, reposições e demais comunicações relevantes. As sessões podem ser individuais ou em grupo, neste ultimo caso a duração pode ser de até duas horas a depender da quantidade de participantes.

Há diversas abordagens utilizadas no processo terapêutico. No meu caso utilizo a abordagem da Psicoterapia Corporal que trabalha com a conexão entre mente e corpo, considerando que nossas emoções se manifestam no corpo através do sentir, das posturas e sensações. Trabalho com práticas de consciência corporal, respiração consciente, meditação e outras técnicas de regulação emocional.


A psicoterapia é um espaço de livre expressão, onde o sujeito encontra uma escuta profissional e ética que lhe permite trazer seus aspectos mais pessoais, sem julgamento. Trata-se portanto de um lugar de acesso ao verdadeiro Eu, que através da fala e do contato com sentimentos e emoções muitas vezes reprimidas, pretende promover uma ampliação da consciência de si e um redirecionamento da vida.

コメント


bottom of page